Foto: Mestre Cláudio Costa (esquerda) e Mestre Xandão (direita).

Com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o grupo Angoleiros do Sertão realiza o IV Encontro de Capoeira Angola, no Centro Cultural Clemente Gomes, entre os dias 18 e 20 deste mês. O encontro tem o intuito de reunir os capoeiristas do Vale do Paraíba para uma troca de experiências e a valorização da cultura popular afro-brasileira.

Contando com a presença de diversos mestres convidados, incluindo o Mestre Claudio Costa, fundador da escola de capoeira Angoleiros do Sertão, que hoje é difundido no Brasil e no Mundo. O mestre percorre diversos países levando a capoeira rasteira jogada no chão.

Carla Natureza, organizadora do evento e treinel do grupo Angoleiros do Sertão, ressalta que “para os capoeiristas, encontros como esse são importantes pela troca e aprendizado promovido através deles”, explica a capoeirista. “Já para a população, o mais importante é o acesso a essa cultura tradicional de forma gratuita”, conclui.

Com relação as expectativas para o encontro “é que o encontro seja como os outros três, produtivo, que gere muito conhecimento e alegria, além de fortalecer cada vez mais a cultura afrodescendente em São José”, conta Carla.

Cultura na Feira

Como parte integrante do Encontro, na quarta-feira (16), o grupo Angoleiros do Sertão realiza mais uma edição do Projeto Cultura na Feira, realizado na Feira Noturna do Parque da Cidade, às 19h. Neste mês, o projeto contará com a presença do mestre Cláudio Costa.

Confira a programação:

Dia 18 (sexta-feira)

17h - Recepção e inscrição dos participantes
20h - Roda de abertura com mestres convidados

Dia 19 (sábado)

8h – Café da Manhã
9h – Oficina de Capoeira Angola com Mestre Claudio
10h30 - Cortejo do Calçadão até a Praça do Sapo
11h - Roda de Capoeira Angola
13h - Intervalo para almoço
15h - Lançamento do livro Nagé Capoeira e debate com Elza Abreu.
17h – Oficina de dança Afro com Lisie Alves
18h – Oficina de Capoeira Angola
19h – Roda de Capoeira Angola aberta sob a direção dos mestres convidados.
21h – Jantar
22h – Abertura da Festa com o grupo de jongo Mistura da Raça
23h – Trio Floriô (Forró Rabecado)
00h – Samba Rural