Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Proponentes de 33 projetos culturais aprovados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, para receberem patrocínio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), têm até sexta-feira (4) para apresentar os documentos exigidos pelo edital. Este ano, houve um número recorde de 165 propostas inscritas.

Os projetos contemplados atendem oito áreas distintas: Artes Visuais, Bolsa de Aprimoramento Técnico Artístico, Criação e Publicação Literária, Criação e Temporada em Teatro, Dança, Música e Circo, Cultura Digital, Diversidade: Gênero e Etnia, Primeiras Obras e Temporada Artística em Espaços Independentes.

Para o diretor da Cia. Circo e Arte, Anthony Thiago de Aquino Silva, responsável por um dos projetos aprovados na área de Criação e Temporada em Teatro, Dança, Música e Circo, com a peça ‘Hoje tem Marmelada’, “os fundos de fomento, como o FMC, são muito importantes para o setor, pois possibilitam que mais pessoas tenham acesso à cultura, além de incentivarem a criação e a produção cultural”.

O escritor Roberval Rodolfo considera que “a existência do FMC é essencial para fomentar e incentivar cada vez mais a cultura, beneficiando diretamente a população, que pode usufruir dos seus resultados”. Roberval é proponente do projeto aprovado na área de Criação e Publicação Literária, que prevê a publicação de uma segunda edição do livro ‘Um grito no Vale – Contos Assombrados’, do qual ele é um dos autores.

Novos editais

A partir de julho de 2018 outros oito editais serão abertos, com previsão de um novo investimento para 2019, que pode chegar a R$ 1,5 milhão. Neste caso, as quatro primeiras áreas vão se repetir e outras quatro serão atendidas, podendo beneficiar até 39 projetos. Serão elas: Apoio a Grupos e Manifestações de Cultura Popular, Audiovisual, Arquitetura e Design e Artes Integradas/Interartes.

O FMC foi criado em 2013 e representa um mecanismo de fomento à cultura com recursos diretos para financiamento de projetos artístico-culturais individuais ou de grupos, coletivos e instituições que atuam no setor. Sua gestão é feita pela Fundação Cultural e pelo Conselho Gestor do FMC, composto por membros da Prefeitura e da sociedade civil.

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7300 / 7341

 

Programação

 

 

Links