“Fazer um roteiro desses é estabelecer uma ponte entre o passado e o presente”, disse a professora de inglês Márcia Ito, da EMEF Mariana Teixeira Cornélio, durante visita realizada segunda-feira (12) por um grupo de 44 alunos (de 8º e 9º anos) a pontos históricos do bairro de Santana, região norte da cidade. A atividade durou cerca de 2h30 e faz parte do Programa Memórias da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

O objetivo da visita foi fazer com que os estudantes conhecessem mais sobre a história e origem do bairro onde muitos moram, como é o caso da aluna Daiane da Silva Araújo, de 14 anos. “Eu acho muito interessante, pois conhecemos pontos históricos e aprendemos mais sobre o local onde vivemos”. Para o aluno Felipe Andrade Coque, de 13 anos, que mora no Jardim Telespark, a surpresa foi saber que o Cine Santana é um dos patrimônios materiais da cidade.

Para o orientador educacional da EMEF Mariana Teixeira Cornélio, Ricardo Alexandre dos Santos, “a principal importância de um programa como esse é conscientizar os jovens de que eles também podem contribuir para a permanência da história, do seu município, do seu bairro e até da sua família.

Roteiro

A visita começou na Casa de Cultura Cine Santana, onde foi exibido um documentário sobre o bairro, com relatos de antigos moradores. Depois os alunos conheceram outros pontos históricos do bairro, como o antigo Clube Santaninha (sede da Associação Atlética Santana do Paraíba) e o prédio da antiga cadeia, inaugurada em 1920 (onde hoje funciona o Protocolo da Região Norte da Prefeitura).

Os estudantes também conheceram a EE Santana do Paraíba (com quase 100 anos e tombada como patrimônio do Estado de São Paulo), a Matriz de Santana, o Museu Monsenhor Luiz Gonzaga (um dos principais padres da matriz) e as três figueiras próximas ao Cemitério Municipal Maria Peregrina, que estão entre as árvores mais antigas da cidade.

O Programa Memórias começou pelo Parque Novo Horizonte e, atualmente, já acontece em Santana, Vila Tesouro, Bosque dos Eucaliptos e distrito de Eugênio de Melo. O roteiro cultural já foi realizado no Parque Novo Horizonte e agora em Santana. As casas de cultura da Fundação Cultural são utilizadas como um centro de preservação da memória.

Casa de Cultura Cine Santana
Av. Rui Barbosa, 2005 – Santana