Fundação Cultural Cassiano Ricardo


Foto: Arquivo Pessoal/Airton Ferreira

Com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, será realizado no próximo sábado (10), das 9h às 16h, no Centro Cultural Clemente Gomes, no Parque da Cidade, o 3º Encontro de Ferromodelismo do Cone Leste Paulista. O evento é aberto a praticantes do ferromodelismo (hobby de construção de modelos de transporte ferroviário em escala reduzida), colecionadores e interessados.

O encontro é organizado pelo mecânico Ernesto Paparelli, 38 anos, de São José dos Campos, e terá como atrações oito maquetes ferroviárias, dioramas, mostra de fotos e venda de produtos voltados ao universo ferromodelista. “Com 4 anos de idade eu já ajudava meu pai, que também era ferromodelista”, conta ele. “A arquitetura, a história, a mecânica e a física são alguns dos elementos que fazem as pessoas se apaixonarem por este hobby”, ressalta Ernesto.

De acordo com Paparelli, as peças que serão apresentadas no encontro retratam diversas estações ferroviárias da região metropolitana do Vale do Paraíba, como uma de Caçapava e outra de Campos do Jordão, além de cenários imaginários. As maquetes são de amigos de Ernesto, que saem de outras cidades para celebrar o hobby. “Além da região, vem pessoas de Sorocaba e cidades do litoral sul”, conta ele.

Os dois primeiros encontros realizados em São José, em 2016 e 2017, também tiveram apoio da Fundação Cultural. Juntos, eles contaram com a presença de aproximadamente 350 pessoas, entre participantes e visitantes.

Centro Cultural Clemente Gomes
Telefone: (12) 3924-7300

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade - Santana

Programação



Links