Foliões saem às ruas no entrudo do Pirô Piraquara. Foto: Paulo Amaral/FCCR.

Depois do animado entrudo na quinta-feira (8), o tradicional bloco joseense Pirô Piraquara volta às ruas do centro da cidade nesse sábado (10), para novamente comemorar o Carnaval e alegrar os foliões. A concentração do bloco está marcada para às 9h na travessa Chico Luiz, em frente ao Museu de Arte Sacra, e a saída acontece a partir das 10h.

Dessa vez, o trajeto sai da travessa Chico Luiz, passa pela Rua Sebastião Humel, Rua Vilaça, Rua Coronel Monteiro, Av. São José e termina na Praça Afonso Pena (dispersão). O bloco será acompanhado pelo Grupo Piracema, que também marcou presença no cortejo de quinta-feira e foi responsável por algumas das oficinas de bonecões realizadas este ano.

O desfile do Pirô neste sábado ainda vai contar com a companhia de 18 alunos do curso de pós-graduação em cultura popular da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), que durante as aulas práticas de um dos módulos acabou formando o bloco carnavalesco ‘Nem tudo aqui é mato’. Os alunos ainda vão aproveitar a oportunidade para realizar uma pesquisa sobre o Pirô Piraquara.

A expectativa da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, responsável pela organização do Pirô Piraquara, é que esta nova saída do bloco seja acompanhada por um público ainda maior do que o registrado na quinta-feira, quando mais de 500 foliões brincaram o Carnaval de rua entre 60 bonecões, ao som da Banda de Santana e dos músicos Nilton Blau e Kardec.

A programação do Carnaval deste ano é um esforço conjunto entre a Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Além da saída do bloco Pirô Piraquara outras atividades estão previstas para acontecer até terça-feira (13). Confira aqui a programação completa.

Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana