A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está com editais abertos para interessados em viabilizar projetos culturais por meio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), um dos mecanismos de fomento ao setor existentes no município. A previsão de investimento é de R$ 1,340 milhão, devendo abranger oito novas áreas culturais e contemplar em torno de 34 projetos.

A partir de julho de 2018 outros oito editais serão abertos, com previsão de novo investimento e visando atender outras quatro novas áreas culturais, além de quatro já atendidas este ano (veja abaixo), beneficiando por volta de 39 novos projetos.

Confira os editais do FMC aqui.

A inserção de novas áreas culturais foi uma sugestão do novo Conselho Gestor do FMC. Segundo o secretário executivo do FMC e do conselho, Antonio Oliveira, “a inclusão de novas áreas culturais permitirá que mais projetos possam ser atendidos ao longo desses dois anos, tornando o processo mais plural e coerente com a realidade cultural praticada no município pelos seus diferentes protagonistas”.

Os editais do FMC contemplam as seguintes áreas culturais em 2017: criação e temporadas em teatro, música, dança e circo; primeiras obras; criação e publicação literária; temporada artística em espaços independentes; bolsa de aprimoramento técnico-artístico/residência artística; cultura digital; diversidade, etnia e gênero; e artes visuais.

Para 2018, além das quatro primeiras, os editais vão abranger: apoio a grupos e manifestações de cultura popular; audiovisual; arquitetura e design; artes integradas/interartes.

Inscrição FMC

A inscrição de projetos culturais este ano, para o FMC, deve ser feita pelo site da Fundação Cultural (www.fccr.sp.gov.br) no período de 11 de dezembro de 2017 a 31 de janeiro de 2018. O resultado da seleção será divulgado até o dia 30 de março de 2018.

O FMC, criado em 2013, é um mecanismo de financiamento público, com recursos diretos, para projetos artístico-culturais de artistas, grupos, coletivos ou outras instituições e empresas que atuam na área artístico-cultural, a serem realizados no município.

Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
Informações: (12) 3924-7338/7345 – Ramal: 7392