Realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, começa no dia 11 de dezembro a 7ª edição do ‘Noites em Processo, no Centro de Estudos Teatrais (CET).

Ao todo, serão 14 eventos que incluem exposição, workshops, leitura dramática, espetáculos e mesas de debate. O projeto segue até o dia 17 de dezembro e a curadoria fica sob responsabilidade de Wangy Alves.

O Noites em Processo foi criado em 2011 e, desde então, oferece para os grupos de teatro a oportunidade de mostrar um pouco de suas peças em formação. O objetivo é mostrar que o público interessado possa opinar nos processos artísticos e criativos dos espetáculos produzidos pelo grupo.

Nesse ano, a mediação dos espetáculos e processos fica sob responsabilidade de Jean de Oliveira, Jonas di Paula e Renato Júnior, membros do grupo Cia de 2.

A Cia de 2 é responsável por espetáculos consagrados na cidade, como a peça ‘A Nau dos Desterrados’, uma das atrações dessa edição.

Dentre a programação, o grupo LaminiCAC também se apresenta com o ‘Grito de Partida’, peça financiada pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC).

O grupo LaminiCAC dará a oficina ‘Teatro Grito de Partida’ no dia 17 (domingo), das 9h às 12h. O ator Atul Trivedi traz o workshop ‘A Verdade da Personagem de Ficção’ de 11 a 17 de dezembro, das 15h às 18h. O workshop ‘O Ator na Rua’ será dado pela Cia de 2 no dia 16, das 9h às 13h. Todas as inscrições poderão ser feitas no site da Fundação Cultural.

Confira a programação completa:

11 a 17/12

Piratas e corsários em terras do Brasil (ou -a invasão do Brasil)

Visitação: seg a sex | 08h - 22h

A exposição reúne imagens e textos sobre as invasões de piratas no Brasil, buscando relembrar esse lado da história do nosso país. A exposição é aberta para todos os públicos.

11/12 – 20h

Grito de Partida

Grupo LaminiCAC

O espetáculo é uma junção de duas peças consagradas ‘Um Grito Parado no Ar’ e ‘Ponto de Partida’, revelando o drama de artistas que ensaiam sua peça durante o período da Ditadura Militar. A censura é de 12 anos.

12/12 – 20h

Alice Underground

O drama oferece ao público as experiências que Alice viveu no País das Maravilhas, do encontro com o coelho e a queda no buraco até a exploração pelos campos do país. A peça é aberta a todos os públicos.

13/12 – 19h

Olivia

Cia Pataquada

A peça circense aborda o conceito de beleza padrão e corpo perfeito enquanto Olivia tenta alcançar o padrão fazendo estripulias na academia. O espetáculo é para maiores de 14 anos.

13/12 – 21h

Delgado e Funúncia Show

Trupe Quintal Circense

A peça reúne as virtudes de Delgado com a diversão de Funúncia, dois palhaços que vão precisar um do outro para ultrapassar alguns desafios. O espetáculo traz as trapalhadas do circo tradicional até o circo contemporâneo. O espetáculo é livre para todos os públicos.

14/12 – 20h

Um Dia para David

Grupo Raízes de Teatro

O drama traz à tona temas como o abuso sexual, a violência e a opressão através da história de David, um garoto que perdeu a mãe e agora vive em meio a transtornos familiares envolvendo o pai e a tia. A peça é voltada para maiores de 16 anos.

15/12 – 19h

Pequenas Histórias

Caixa de Histórias

Nessa primeira aventura do grupo, os personagens trazem histórias de diversas partes do mundo utilizando a narrativa e a prosa poética. A classificação etária é livre.

15/12 – 21h (Praça Afonso Pena)

A Nau dos Desterrados

Cia de 2

A peça traz a história de três piratas lançados ao mar, que após dias à deriva, desembarcam em terras brasileiras. Ali, os personagens relembram suas histórias acompanhados de grandes clássicos do rock. O espetáculo é voltado para maiores de 12 anos.

16/12 – 18h

Caminhos Bordados

Centopeia Piá

A peça apresenta três amigos que entram em um mundo mágico para encontrar um objeto perdido por um deles. No caminho, o trio cruza com várias anomalias e contam com um estranho que faz uma surpreendente revelação no fim da história. O espetáculo é aberto para todos os públicos.

16/12 – 21h

Hamlet

Cia Independente de Teatro

A tradicional peça de Shakespeare conta a história do príncipe Hamlet, que traça o seu plano de vingança contra o tio pelo assassinato do pai, o rei Hamlet. A peça ainda está em processo de criação e é voltada para maiores de 14 anos.

16/12 – 23h59

A Nau dos Desterrados

Cia de 2

17/12 – 18h

Grito de Partida

Grupo LaminiCAC

17/12 – 20h

Leitura Dramática – Seis Personagens a Procura de um Autor

Atul Trivedi orienta atores de vários grupos de teatro da cidade na leitura do texto ‘Seis Personagens a Procura de um Autor’, de Luigi Pirandello. A leitura é indicada para maiores de 12 anos.

Centro de Estudos Teatrais (CET)

Av. Olivo Gomes, 100 – Pq. da Cidade – Santana

Programação FCCR