Grupo de Jongo Mistura de Raça. Foto: Paulo Amaral/FCCR

Nesse ano, a Prefeitura de São José dos Campos assinou o Termo de Adesão ao Programa São Paulo contra o Racismo e toda a programação acontece no Centro da Juventude, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Na tarde e noite de sábado (25), das 14h às 20h, o espaço recebe atrações como o Grupo de Jongo Mistura de Raça, o Grupo de Maracatu Baque Aguai, a participação dos artistas do projeto ‘Arte nas Ruas’, gerenciado pela Fundação Cultural.

Além dos citados, o evento conta com mais nove atrações que remetem a cultura afro, parte do tripé que compõe a cultura brasileira. A ação faz parte da Semana da Consciência Negra, as atividades começaram na quarta-feira, dia 22, com a assinatura do termo no Paço Municipal.

Principais atividades do dia de ‘Celebração da Cultura Afro’:

Puxada de Rede e Capoeira - Grupo Centro Cultural Escravo Senzala

Maracatu - Grupo Maracatu Baque Aguai

Jongo - Grupo Mistura da Raça

Participação Especial: Arte nas Ruas (Malabares)

Exposição: Homenagem a Literatura Negra Brasileira – Criação e Curadoria Mariane Helena, escritora negra e joseense, autora de 06 livros, comendadora de literatura, cronista, poetisa, colunista (blogs e revistas)

Criação Literária e Artística– Sandro Cuesta. Negro, cubano. Membro da Academia Joseense de Letras e Rafael Balseiro Zin, sociólogo e pesquisador.

Turbantes – Projeto Nega Black/ Sou Linda

Estética Negra – Grupo Melanina do Vale e Raízes Hair