Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Foto: Divulgação 

No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo não se preocupou apenas com a elaboração de uma programação especial, mas também com um trabalho de capacitação dos coordenadores das casas de cultura, para um maior entendimento sobre a importância e influência da cultura negra em nossa sociedade.

Capacitação que, segundo a instituição, ajuda a enriquecer a programação cultural preparada para esta época do ano, principalmente. A data de celebração da Consciência Negra foi instituída em 2011, como homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, e por ser o dia de seu assassinato, no ano de 1695.

A atividade foi desenvolvida recentemente no Museu Afro-Brasil, em São Paulo, onde o grupo de coordenadores realizou visita monitorada à exposição ‘Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão’ e recebeu informações sobre arte, religiosidade e até customização de roupas da cultura negra.

Além do trabalho cultural desenvolvido durante a programação mensal, a Fundação Cultural também é representada por dois funcionários no Conselho da Igualdade Racial do município, como forma de colaborar para a reflexão sobre outras questões que envolvem a raça negra.

Confira a programação: 

Dia 15, às 17h: Cultura na Feira, Feira Noturna do Parque da Cidade;
Dia 16, às 15h: Vivência da Consciência, Casa de Cultura Chico Triste;
Dia 17, às 19h30: Entra na Roda, Casa de Cultura Tim Lopes;
Dia 20, às 20h: As Danças de Origens Africanas, Casa de Cultura Lili Figureira;
Dia 25, às 14h: Encerramento da Semana da Consciência Negra, Núcleo de Ação Cultural Centro da Juventude;
Dia 28, às 19h: 1º Encontro do Berimbau, Casa de Cultura Rancho do Tropeiro. 

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 9324-7300

Programação FCCR

Links