Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o Coro de Câmara do Vale do Paraíba, grupo formado recentemente por dez músicos da região, entre cantores de formação lírica e regentes corais, apresenta neste sábado (21), a partir das 19h, na Câmara Municipal de São José, o ‘Concerto 500 Anos da Reforma Protestante’. A apresentação é aberta ao público.

O espetáculo é composto de 15 cantos e hinos, com direção musical e regência de Rodrigo Lopes, preparação vocal de Murilo Sousa e participações especiais de Fernando Cardoso (teclado) e Clodoaldo Leite (violoncelo). O grupo é composto por três sopranos, duas contraltos, dois baixos e dois tenores.

Para este concerto o Coro de Câmara preparou um repertório contemplando os vários aspectos estéticos e estilísticos da música sacra cristã. O grupo partiu dos primórdios do catolicismo, com o canto gregoriano, percorreu as mudanças formais pelos reformadores, e chegou à expressão máxima do luteranismo, com a música de Johann Sebastian Bach.

O Coro de Câmara tem integrantes que vieram de projetos de formação como o Coro Jovem do Estado de São Paulo e Coro Jovem de São José. Alguns atuam profissionalmente no Vale do Paraíba e outros na Capital, como docentes e performance musical, especialmente em recitais líricos e montagens experimentais de ópera.

 

Câmara Municipal de SJC

Rua Des. Francisco Murilo Pinto, 33 – Vila Santa Luzia

Programação FCCR

Links