Doze polos regionais do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) no interior e no litoral paulista, entre eles São José dos Campos, transmitirão ao vivo na quinta-feira (31), das 10h às 16h30, o curso ‘Direitos Humanos e Solidariedade’.

A atividade acontecerá no auditório Mário Covas, no Museu Municipal de São José dos Campos, e não é necessário fazer inscrição prévia. A realização é da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

O curso será ministrado por Oswaldo dos Santos Júnior, pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH) e assessor do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo.

O objetivo é preparar as instituições museológicas do Estado para a campanha ‘Sonhar o Mundo’, iniciativa que une os museus paulistas em torno de assuntos relacionados aos Direitos Humanos e Solidariedade.

A transmissão ao vivo é interativa e permitirá que os participantes elaborarem perguntas aos palestrantes, em tempo real. Cada polo se tornará um espaço de discussão da campanha ‘Sonhar o Mundo’ e todos os participantes receberão certificado de participação.

O público também poderá assistir o curso ao vivo por meio da página do Facebook do SISEM-SP (www.facebook.com/sisemsp/), neste caso, sem certificação. A transmissão também contará com intérprete de Libras.

‘Sonhar o Mundo’

A campanha ‘Sonhar o Mundo’ deste ano, cujo tema é ‘Solidariedade derrubando muros’, será realizada de 4 a 10 de dezembro, em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). Criada em 2015, a iniciativa visa unir os museus paulistas em torno de assuntos relacionados aos Direitos Humanos e Solidariedade.

A ideia é que as instituições mobilizem o público nas redes sociais, coloquem em prática ações e debatam o tema, por meio de palestras, bate-papos, exposições, filmes etc. – utilizando-se inclusive de seus próprios acervos.

Museu Municipal de São José dos Campos
Praça Afonso Pena, 29 – Centro