A partir da próxima terça (22) até o dia 29 de agosto, a Casa de Cultura Lili Figureira sediará a 1ª Semana da Cultura Popular, recebendo diversas atividades e oficinas gratuitas que pretendem estimular ainda mais essa arte. O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Confira a programação:

Terça-feira (22), às 9h e às 14h: ‘Modelando o Barro’ - trabalho voltado ao universo das figureiras, seus saberes e fazeres, dando destaque especial à patrona Dona Lili figureira.

Quarta-feira (23), às 9h: Vivência em Danças Folclóricas, com a orientadora Quiara Maria Jofre Batista, além da música ao vivo com o percursionista Moringa Júnior.

Quinta (24), às 19h: Mostra de música com os aprendizes das oficinas de violão e roda de sanfoneiros, com Kardec Gonzaga e aprendizes da Casa de Cultura Tim Lopes.

Sexta (29), às 9h: Aula aberta de capoeira, com o orientador Rodrigo Moura e aprendizes.

Segunda-feira (29), às 19h: Encerramento da programação, com participação do Mestre Cultura Viva Zé da Viola e Grupo de Violeiros da casa de cultura.

A Casa de Cultura Lili Figureira foi inaugurada em 24 de junho de 2016, no Jardim Santo Onofre, região sudeste de São José dos Campos. O nome dado ao espaço é uma homenagem à Maria Benedita dos Santos, conhecida como Lili Figureira, falecida em junho de 2015 aos 96 anos de idade.

Lili Figureira era uma das mais renomadas artesãs da região e grande divulgadora da cultura popular.

Casa de Cultura Lili Figureira
Rua Roberto Cruz, 40 – Jardim Santo Onofre