Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Figureira Mudinha modelando figuras de barro.

A figureira Maria Benedita Vieira (Mudinha) participa nos dias 9 e 23 de agosto, das 14h às 16h, de mais dois encontros do projeto ‘Vivenciando a Cultura Popular’, que acontecem no Núcleo de Ação Cultural Descentralizada – Centro da Juventude, na região sul da cidade. A entrada é aberta ao público.

Os encontros visam proporcionar momentos de troca de saberes entre a figureira e os participantes, numa ação de salvaguarda do seu patrimônio imaterial.

Mudinha modela figuras de barro, usando técnicas exclusivas de modelagem e pintura, criando figuras de pavões, onças, bois, animais da roça e da floresta, além de objetos como vasos de flores, cenas de mulheres trabalhando e casais em bancos de praça.

Maria Benedita, hoje com 73 anos, nasceu com a deficiência da fala e aprendeu o ofício de figureira com sua mãe, que usava as figuras como alternativa para educá-la. Por meio dos objetos moldados no barro, Mudinha encontrou um meio de expressar aquilo que faz parte do seu imaginário e do seu cotidiano.

O projeto “Vivenciando a Cultura Popular’ é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Núcleo de Ação Cultural - Centro da Juventude

Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jardim América

(12) 3932-8709

Programação FCCR

Links