Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A exposição ‘Meninos, a (Ex) Impressão do Cotidiano’, aberta ao público na Casa de Cultura Flávio Craveiro, foi prorrogada até o dia 28 deste mês. A mostra reúne cerca de 50 trabalhos (entre desenhos, pinturas, figuras de barro, mamulengos e máscaras) produzidos por mais de 20 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na unidade de São José dos Campos da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), ligada ao Governo Estadual.

 

A atividade é resultado de uma parceria entre a Fundação Casa e o Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP), com sede em Campinas, e conta com apoio da Prefeitura de São José dos Campos por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O nome da exposição remete ao olhar dos adolescentes sobre o mundo e como tudo pode ter novo sentido quando existe força de vontade em se transformar.

 

Para o arte educador Bonny Ribeiro, do Cedap, a exposição é uma oportunidade para mostrar à comunidade como arte e cultura atuam para mudar a vida desses adolescentes. "A arte e a cultura têm um papel de sensibilizar, trabalhar o interior e dar novas perspectivas para esses meninos, um novo olhar, um novo mundo."

 

Como exemplo do sucesso deste trabalho, Bonny conta que alguns adolescentes estão dando novos passos a caminho das manifestações culturais. “Um deles, que saiu da Fundação Casa há uma semana, comentou que pretende ser tatuador. Outro disse que se interessa muito por filosofia da arte”, comentou.

 

O CEDAP é uma organização da sociedade civil de direito privado, fundado em 1987, sem fins lucrativos. Sua missão é realizar atendimento protetivo e desenvolver projetos de educação para a cidadania junto a adolescentes, jovens, adultos e suas famílias. A entidade trabalha em parceria com instituições voltadas à divulgação cultural e ao cuidado com jovens e suas relações familiares.

 

Casa de Cultura Flávio Craveiro

Av. Lênin, 200 - Dom Pedro I

(12) 3903-2298

Links