Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Desenhos produzidos na oficina de História em Quadrinhos (HQ) da Casa de Cultura Chico Triste, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, estarão em exposição no espaço até o dia 31 deste mês. A mostra reúne 16 trabalhos dos cerca de 30 alunos da oficina e também do orientador Renato Santos. A oficina de HQ acontece todas as sextas-feiras, das 9h às 11h.

Renato Santos atua como professor há cinco anos. Ele é formado em artes visuais pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), fez cursos na área de história em quadrinhos e é amante dessa arte desde criança. “A exposição é uma oportunidade para os alunos mostrarem seus trabalhos e as técnicas aprendidas na oficina”, ressalta o professor.

Criada no fim do século XIX, as HQs mais famosas são as que retratam a ‘vida’ de super-heróis, mas podem tratar de diversos temas e personagens. No Brasil, as histórias em quadrinhos surgiram na mesma época que no resto do mundo, pelo italiano Angelo Agostini. Os principais nomes no Brasil são Ziraldo, Maurício de Souza e o próprio Agostini.

Oficinas Abertas

Durante todo o mês de julho as oficinas culturais oferecidas pela Fundação Cultural, por meio do projeto Artes no Bairros, estarão abertas para participação de toda a população, não sendo necessário fazer inscrição prévia.

Casa de Cultura Chico Triste 
Rua Milton Cruz, s/nº - Vila Tesouro 
(12) 3929-7559

 

Links