Mudinha modelando figuras de barro.

Foto: Divulgação

Salvaguardar o patrimônio imaterial da cultura popular, local e regional, é um objetivo que a Prefeitura de São José dos Campos persegue de várias maneiras e uma delas estará em foco, mais uma vez, nesta quarta-feira (14) e no próximo dia 28, por meio do Projeto Vivenciando a Cultura Popular, desenvolvido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Nestes dois dias, a partir das 14h, as atividades do projeto serão realizadas no Núcleo de Ação Cultural Descentralizada, na região sul da cidade, onde a figureira Maria Benedita Vieira (73 anos), mais conhecida como Mudinha (por ter nascido com deficiência da fala), demonstrará ao público seu saber em modelar figuras de barro.

Mudinha aprendeu a arte de fazer figuras com a sua mãe, que as utilizava para lhe educar. E foi justamente por meio dos objetos moldados no barro que Mudinha encontrou um meio de se expressar. Suas figuras retratam cenas do seu cotidiano e também do seu imaginário.

Maria Benedita Viera é detentora do Prêmio de Mestre da Cultura Viva de São José dos Campos, concedido pela FCCR, pela importância de sua arte para a cultura popular do município.

SERVIÇO:

Núcleo de Ação Cultural Descentralizada Centro da Juventude