Foto: Por Um fio - Mimulus Cia. de Dança (Belo Horizonte/MG).

A 28ª edição de um dos maiores e mais importantes festivais de dança do país, o Festidança, terá início hoje (9), às 20h, no Teatro Municipal, e se estenderá até o dia 18 em diferentes palcos, parques e praças da cidade. A abertura ficará por conta da companhia Mimulus, de Belo Horizonte (MG), com o espetáculo ‘Por Um Fio’.

A entrada é um quilo de alimento (café ou leite em pó) e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.

Confira aqui a programação completa

Ao todo, 223 grupos estão participando da edição deste ano, envolvendo cerca de mil pessoas entre bailarinos, dançarinos, coreógrafos e assistentes. O festival é realizado desde 1989 pela Prefeitura de São José dos Campos e organizado anualmente pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

O espetáculo

‘Por Um Fio’ interpreta os sentimentos a partir das experiências do artista plástico Arthur Bispo do Rosário, que viveu recluso por mais de 50 anos em um instituto psiquiátrico do Rio de Janeiro, durante a década de 40. Por meio da dor, do sofrimento e do que era lixo para outras pessoas, Arthur produziu arte.

Da mesma forma, os dançarinos encontram luz e brilho em meio à sucata e emaranhados de fios, por meio da escuridão, do silêncio e do som. A direção artística é de Jomar Mesquita.

Foto: Por Um fio - Mimulus Cia. de Dança (Belo Horizonte/MG).

Os curadores

Um dos curadores do festival, Robson Jacqué (coreógrafo, intérprete, performer e professor de improvisação) explica que “o Festidança, este ano, foi desenhado por um olhar curatorial, focado em grandes festivais, com o intuito de enriquecer a dança em São José dos Campos. Os espetáculos estarão focados nas diferentes formas de fazer, ver e pensar dança, tanto no teatro quanto em espaços alternativos, onde a plateia fica muito próxima do intérprete”.

Jacqueline Gimenes (bailarina e coreógrafa), também curadora, destaca que “o festival terá vários workshops focados na consciência corporal, que estarão abertos ao artista que deseja fomentar a sua arte, além da exibição de filmes e documentários de dança e espetáculos convidados que norteiam toda a ideia da nossa curadoria”.

Serviço: Teatro Municipal – Rua Rubião Júnior, 84, 3º andar, Centro. Mais informações- 3924-7328 ou pelo site www.fccr.sp.gov.br

Programação FCCR