Foto: Cia Márcia Milhazes "Guarda-me" - Por Ana Clara Miranda

De 9 a 18 de junho a cidade será palco do 28º Festidança, um dos mais importantes eventos de dança do Brasil, realizado desde 1989 pela Prefeitura de São José dos Campos e organizado anualmente pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). Durante dez dias um total de 223 grupos envolvendo cerca de 1.000 pessoas, entre bailarinos, dançarinos, coreógrafos e assistentes, se revezarão em palcos, parques e praças da cidade.

Confira aqui a programação completa.

Além da Mostra Competitiva, com a participação de companhias e escolas da cidade e da região, a edição deste ano traz algumas novidades em sua programação, como a exibição de filmes. No dia 7, como prévia do festival, será exibido o documentário do diretor alemão Wim Wenders, sobre a vida e obra da coreógrafa Pina Bausch – Pina, e no dia 10 o recém lançado filme GAGA, sobre o coreógrafo Ohad Naharin.

A realização da 1ª Residência Artística, no Centro Cultural Clemente Gomes, sob orientação da bailarina, coreógrafa e professora Clarice Lima, e a participação de grupos profissionais na Mostra Contemporânea de Dança também integram as inovações. Ainda pela primeira vez, haverá a realização de palestra com o coreógrafo, bailarino e Diretor do Balé da Cidade de São Paulo, Ismael Ivo, e uma roda de conversa para discussão de tendências dos formatos dos festivais.

A curadoria do festival está a cargo de Robson Jacqué, coreógrafo, intérprete, performer e professor de improvisação, e Jacqueline Gimenes, bailarina e coreógrafa, com atuação nos últimos anos em diversos grupos e companhias, entre eles o Grupo Corpo. Além deles, a crítica de dança Carolina Natal marcará presença no evento, fazendo uma avaliação das apresentações.

As parcerias com o SESC (Serviço Social do Comércio), SESI (Serviço Social da Indústria), AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), Secretaria de Estado da Cultura e Poiesis (Organização Social de Cultura), por meio do Programa Qualificação em Artes, completam as inovações. A parceria com estas instituições torna possível a realização de atividades e espetáculos nos diferentes palcos da cidade e com isso a abrangência de público.

Abertura e encerramento

O 28º Festidança será aberto no dia 9 pelo grupo mineiro Mimulus, que apresentará o espetáculo ‘Por um Fio’, às 20h, no Teatro Municipal. O encerramento, no dia 18, acontecerá no mesmo local, às 19h30, com a presença de outro grupo convidado, a Cia. de Dança Marcia Milhazes, que apresentará o espetáculo ‘Guarda-me’. Ao todo, oito grupos convidados estarão se apresentando durante o festival, entre eles a premiada produção ‘Devolve 2 horas da minha vida’, de Alex Soares, ganhadora do Prêmio APCA 2016 na categoria Espetáculo (Estreia) e Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura (2017).

A programação ainda prevê a realização a Batalha de Danças Urbanas no Centro da Juventude no dia 10, Jams Sessions, workshops, oficinas de dança e roda de conversa.

“O Festidança 2017 visa promover a expressão artística em variados espaços da cidade para um público amplo, valorizando a produção cultural de hoje para que pensemos os caminhos do futuro. Faz da arte parte integrante do nosso cotidiano e meio para a valorização da cidade e construção da cidadania”, ressalta o diretor de Cultura e Patrimônio da FCCR, Agenor Carvalho.

Os ingressos para as apresentações (SESC, SESI, Teatro Municipal, CET, Vicentina Aranha e Residência Olivo Gomes) devem ser trocados com uma hora de antecedência por 1 quilo de alimento – café ou leite em pó. A arrecadação será doada ao Fundo Social de Solidariedade.

Confira aqui a programação completa do festival ou pelo site da FCCR (www.fccr.sp.gov.br).