Nessa segunda-feira (05), se inicia mais uma Semana Chico Triste. O evento chega trazendo diversas manifestações artísticas para a comemoração, como rodas de viola, conversa, exposições, documentários e acontece até o dia 09 de junho, com toda a programação gratuita.

Essa é a 12ª edição da Semana Chico Triste, que todos os anos acontece em homenagem a Francisco Pereira da Silva, o Chico Triste, que foi professor de Língua Portuguesa e jornalista, além de ter atuado como folclorista e divulgado a cultura popular em São José dos Campos.

A Semana Chico Triste é realizada pela a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Confira a programação completa:

05/06 - 19h30
ABERTURA: DOCUMENTÁRIO “MEMÓRIAS DE CHICO TRISTE"
O documentário será exibido na abertura e durante todo o mês. O documentário foi elaborado a partir dos documentos pertencentes ao acervo do Programa Memórias, especificamente à Coleção Francisco Pereira da Silva. O foco são os momentos de sua vida e sua trajetória pela cultura do Vale do Paraíba.
OFICINA DE BRINCADEIRAS INFANTIS
Apresentação dos aprendizes da oficina de Brincadeiras Infantis com a orientadora Quiara Maria Jofre Batista.
HOMENAGEM AOS MESTRES
Atividade em homenagem aos mestres Luiz Marinho e Gusmão.
RODA DE CONVERSA
Histórias da vida e obra de Chico Triste relatadas por convidados que conviveram com ele e pesquisadores.
Participação de Luiz Paulo Costa, Valéria Barbieri, Darcy Breves, Jorge Israel e José Pereira da Silva. Mediação de Wangy Alves.

06/06 - 19h30
RODA DE VIOLA
Mestre Zé da Viola e seus aprendizes recebem convidados para prestigiarem a boa música caipira.
HOMENAGEM AOS MESTRES
Atividade em honra aos feitos dos Mestres Benedito Soares, Zé Mira e Dona Lili Figureira.

07/06 - 9h
RODA DE CONVERSA
Atividade para alunos e professores da rede pública, como roda de conversa sobre brincadeiras tradicionais e participação da figureira Tina Lemos, que apresentará brinquedos feitos em argila e Benedito Domingos Santos, com oficina de construção de pião. O evento também contará com homenagem à Mestre Diva Gonçalves.

08/06 - 9h
VIVÊNCIA DE CULTURA POPULAR
Serão convidados alunos das escolas públicas para participarem de uma atividade de resgate de brincadeiras infantis, com a educadora Ana Maria Carvalho. No evento também acontece uma homenagem à figureira Maria Benedita Vieira, conhecida como Mudinha, e a Maria José, com a participação do grupo Santo de Casa.

09/06 - 19h30
ENCERRAMENTO
Apresentações dos grupos Jongo Mistura da Raça, Moçambique da Vila Tesouro, Congada dos Filhos D’Zambi e brincadeiras com os bonecões Gigantes do Vale, e Piracema. O encerramento também conta com homenagem ao Mestre Lourenço.

De 05 a 30/06
POEMAS DO CHICO
Durante todo o mês, serão expostos poemas e textos do Chico Triste na Casa. Também ficarão à disposição do público livros, reportagens, objetos
e publicações do patrono da Casa, além de exposição de brinquedos do acervo da pesquisadora Fátima Santos.

SERVIÇO:
Casa de Cultura Chico Triste