Hilda Hilst, poeta, escritora e dramaturga que dá nome ao projeto.

O projeto Antro Hilda Hilst, que celebra a poeta, escritora e dramaturga paulista, nascida em Jaú, terá uma programação especial em São José dos Campos na próxima terça-feira (18), por meio do Centro Cultural Clemente Gomes, da FCCR. Serão três atividades gratuitas durante todo o dia.

A primeira delas é a oficina de teatro “De Lírios”, que será ministrada aos alunos da Escola Municipal Vera Lúcia com base no teatro lírico de Hilda Hilst. A classificação etária é de 12 anos. A oficina ocorrerá das 10h ao 12h, no Centro Cultural Clemente Gomes, e será aplicada pela atriz e arte-educadora Rafaela Ferreira, pós-graduanda em Docência e graduada em Artes Cênicas.

A segunda atividade será realizada para os alunos do Projeto Guri, das 13h30 às 14h30 e das 14h30 às 15h30. “Relinchos” é uma oficina de instrumentos ministrada por Erick Vesch, ator, arte-educador e produtor audiovisual. A oficina ocorrerá das 15h30 às 16h30 e das 16h30 às 17h30, propõe a investigação sonora capaz de levar os participantes a confeccionar instrumentos sonoros a partir de objetos cotidianos e reciclados. A classificação etária é para crianças de 8 a 12 anos.

Já “Crionça” será uma oficina de desenho, para alunos de 5 a 10 anos, ministrada na Escola Santana do Parayba, pelo artista plástico Jonathan Gall. A atividade é baseada nas obras de Hilda Hilst e trabalha com colagens e criação de texturas com o uso de materiais acessíveis e cotidianos.

O projeto realiza ações culturais multidisciplinares gratuitas nas cidades de São Paulo, Campinas, Jaguariúna, São José dos Campos, Santos, Limeira e São Bernardo do Campo. Todas as ações são com base no trabalho e na vida de Hilda Hilst, poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira. É considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX.

Centro Cultural Clemente Gomes
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana