As saídas do bloco Pirô Piraquara para o Carnaval 2017 já têm data marcada! A primeira será dia 23/02, com concentração na Praça Afonso Pena, às 17h. Já a segunda, será dia 25, com concentração às 9h na Travessa Chico Luiz.

O tradicional bloco Pirô Piraquara, de São José dos Campos, dá início ao Carnaval da cidade há exatos 29 anos, finalizando as festas sagradas das Folias de Reis e começando as festas profanas do ano. O objetivo do bloco é resgatar o antigo Carnaval de rua, que promove a união, o festejo e a proximidade das pessoas.

Levando para o desfile bonecões que homenageiam grandes nomes da cultura popular do Vale do Paraíba, o Pirô Piraquara representa histórias da região, ao mesmo tempo em que garante a folia na cidade.

Piraquara significa homem que vive à beira do Rio Paraíba do Sul. O bloco mostra aos munícipes o jeito de brincar deste homem e ainda preserva o Carnaval de antigamente.

Quem vai participar

Este ano, várias cidades da região vão marcar presença no bloco do Pirô Piraquara na quinta-feira (23): Os Pereirões de Monteiro Lobato, Bonecões da Mantiqueira de Caçapava, Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), com os Gigantes de Caraguatatuba e os Bonecões do Seu Siqueira da Fundação Cultural de Paraibuna vão desfilar pelas ruas de São José homenageando grandes nomes da Cultura Popular.

O desfile também vai contar com a participação do bloco Galinha D’Angola, do Parque Vicentina Aranha.

Oficinas

A FCCR está oferecendo, desde o dia 8 de fevereiro, oficinas de Máscaras de Carnaval como preparação para a saída do bloco Pirô Piraquara. Confira datas e horários aqui.

Concentração Praça Afonso Pena: Rua da Coletoria | Centro

Concentração Travessa Chico Luiz: Ao lado do Mercado Municipal | Centro