Com mais de 20 atrações durante cinco dias consecutivos, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza de 7 a 11 de dezembro, a 2ª edição do Festival de Música Autoral de São José dos Campos - Festimúsica. A abertura será na quarta-feira (7), na sede da FCCR (Av. Olivo Gomes, 100 – Pq. da Cidade) com o lançamento do CD "Trilha para o Desencanto da Ilusão Vol. 1 'AMEM'”, do Síntese.

Realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) o evento oferece a oportunidade para bandas e artistas independentes se apresentarem ao grande público. Além da área externa da FCCR, o Cine Teatro Benedito Alves, reaberto este ano, será outro palco do evento.

Entre as atrações para esta edição estão os convidados Jair Oliveira com sua turnê de 30 anos de carreira, o Grupo Síntese com o lançamento de seu novo CD e a Band'Erê com o mestre Lumumba. Além de shows das bandas selecionadas pelo edital, lançado em setembro, e o workshop de Comunicação Digital para produtores culturais.

Outras doze atrações foram escolhidas por meio de edital lançado em setembro com mais de 100 concorrentes. Além de oito grupos de São José dos Campos, foram escolhidos músicos de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

O Artemóvel também estará presente fazendo uma grande festa capitaneada pelo Dö Mc, com atrações de música, circo, audiovisual, cultura popular, artes plástica e claro, cultura hip hop. Entre os convidados estão os Angoleiros do Sertão, Coletivo Estoril, Homens de Melo, D'Origem, ICE, Nathália Bonacin, Síntese Crew.

Durante o festival será lançado o CD "Os Sobreviventes", que reúne dez poemas musicados da obra homônima de Cassiano Ricardo. Ele é fruto de um edital lançado em 2015 pela FCCR para estimular o registro de obras literárias e a produção musical.

Com o objetivo de valorizar a produção autoral de músicos profissionais e amadores, locais e de outras regiões do país, o Festimúsica celebra a diversidade de estilos musicais, unindo diferentes gêneros em um espaço em comum, ao mesmo tempo, proporcionando um momento de trocas, que vai além da música.

O 2º Festimúsica tem o papel de democratizar o acesso à arte e a formação de novos públicos.

Realizado desde 2015, a FCCR acredita na importância desse evento e trabalha para torná-lo uma das referências nacionais nesta área.

A Oficina Cultural Altino Bondesan, a ONG Celebreiros e o Grupo Maxado são parceiros neste evento.

7/12 (quarta-feira)

Fundação Cultural Cassiano Ricardo (Av. Olivo Gomes, 100 – Pq. da Cidade)

20h – Síntese – Lançamento do CD “Trilha para o Desencanto da Ilusão”

8/12 (quinta-feira)