Fundação Cultural Cassiano Ricardo

São José dos Campos será a sede das aulas práticas do Curso de Regência Orquestral do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ele será ministrado pela maestrina Marin Alsop, regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, quarta (16) e quinta-feira, das 15h30 às 18h30, e sexta-feira (18), a partir das 17h, no Cine Santana (Av. Rui Barbosa, 2005 - Santana) tendo como acompanhamento a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos (OSSJC).

A atividade estará aberta ao público no dia 18 (sexta-feira), a partir das 18h30, com painel de discussão e concerto. O tema abordado no painel será “As Orquestras Sinfônicas e seus papeis no mundo atual” e contará com a participação da maestrina Marin Alsop, do regente da OSSJC, Marcello Stasi e da Diretora Cultural da FCCR e também maestrina Sandra Sampaio.

Às 19h30, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos vai se apresentar conduzida pelos alunos do curso de regência. A atividade é gratuita e para participar é necessário retirar os ingressos, a partir de quarta-feira (16), no Parque Vicentina Aranha. Cada pessoa tem direito a dois ingressos, que serão validos para o painel e para o concerto.

No sábado (19), às 16h, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos vai tocar na Praça do Capivari, em Campos do Jordão, conduzida pelos alunos do curso de regência, como parte da programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

A OSSJC também vai se apresentar em 26 de julho, às 12h30, na Praça do Capivari sob a batuta de Marcello Stasi, maestro titular, tendo como solista a pianista Linda Bustani.

“Para nossa Orquestra será um prazer poder servir como referência de trabalho aos alunos do Curso de Regência Orquestral do Núcleo Pedagógico, bem como continuar se apresentando em Campos do Jordão”, disse Marcelo Stasi, sobre a parceria com os organizadores do Festival renovada este ano. Segundo ele, a participação de São José dos Campos traz uma importante oportunidade de exposição e de credibilidade no Festival de Inverno de Campos do Jordão, que é o evento de música clássica mais importante da América Latina.

Outro concerto especial é destaque na agenda de julho, dia 27/07, em comemoração ao aniversário de São José dos Campos. A apresentação será ao ar livre no Parque Vicentina Aranha, às 10h30, e terá o mesmo repertório do concerto apresentado no dia anteriorem Campos do Jordão, incluindo obras de Benjamin Britten (Guia da Orquestra para Jovens), Alberto Nepomuceno (Série Brasileira) e Maurice Ravel (Concerto para Piano e Orquestra em Sol Maior).

Para Marcello Stasi, o aniversário da cidade é sempre uma grande festa, da qual a OSSJC orgulha-se de participar. “A apresentação da Orquestra já virou tradição e é uma excelente oportunidade de aproximação e formação de público. Este ano teremos a participação da pianista Linda Bustani para tornar o encontro ainda mais especial”.

A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos é mantida pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tendo a AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura) como Entidade gestora.

Mais informações sobre a Orquestra e a agenda de concertos estão disponíveis no site www.orquestrasjc.org.br.

 

 

Julho – Orquestra Sinfônica de São José dos Campos

Painel de Discussão e Concerto da OSSJC no Cine Santana

Data: 18 de julho (sexta-feira)

18h30: Painel de Discussão “As Orquestras Sinfônicas e seus papeis no mundo atual”, com participação da maestrina Marin Alsop (regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), do maestro Marcello Stasi (diretor artístico e regente titular da OSSJC) e mediação da Diretora Cultural da FCCR e também maestrina Sandra Sampaio

 

19h30: Concerto da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos sob a regência dos alunos do Curso de Regência do Núcleo Pedagógico do Festival Internacional de Campos do Jordão

Local: CineSantana SJC

Av. Rui Barbosa, 2005 - Santana, São José dos Campos - São Paulo

*Retirada de ingressos a partir de 16/07 no Parque Vicentina Aranha

 

Concerto da OSSJC no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão

Data: 19/07 (sábado)

Horário: 16h30

Local: Praça do Capivari (Campos do Jordão)

 

Data: 26/07 (sábado)

Horário: 12h30

Local: Praça do Capivari (Campos do Jordão)

Solista: Linda Butani (piano)

Regente: Marcello Stasi

 

Quarteto de Cordas da OSSJC

Data: 20/07 (domingo)

Horário: 19h

Local: Capela Sagrado Coração de Jesus (Parque Vicentina Aranha – SJC)

 

Concerto Sinfônico em comemoração ao Aniversário de São José dos Campos

Data: 27/07 (domingo)

Horário: 10h30

Local: Parque Vicentina Aranha (São José dos Campos)

Solista: Linda Butani (piano)

Regente: Marcello Stasi

Programação

Links