A beleza visual e rítmica do Balé Folclórico Abaçaí encerrou a 13ª Edição do Revelando São Paulo Vale do Paraíba – Festival de Cultural Tradicional Paulista na noite desse domingo (13). Um pouco antes da apresentação do balé, às 18h, todos os representantes das religiões presentes no evento subiram ao palco para a despedida da Mãe Divina Peregrina, numa prova e afirmação da Cultura de Paz, de respeito à diversidade religiosa e cultural.

Durante os cinco dias de evento cerca de 400 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade , em São José dos Campos, para conferir os 60 espaços de artesanato, os 80 de culinária e as mais de 160 manifestações culturais do Vale do Paraíba e de outras cidades do Estado. Os ranchos tropeiros fizeram sucesso, ainda mais com o novo espaço arborizado localizado atrás do pavilhão.

Orquestra de Violas, violeiros, folias de reis, congos, congadas e moçambiques. A diversidade cultural dos folguedos se apresentou no palco do Revelando São Paulo.

Na culinária, os visitantes puderam aproveitar o novo espaço dedicado aos ranchos, com maior espaço de circulação e agradáveis mesas embaixo das árvores. Os culinaristas se reuniram na sexta-feira pela manhã para aprender a fazer o requeijão de prato de Lagoinha, em uma roda de troca de receitas no rancho de Paraibuna.

Monteiro Lobato, cidade vizinha de São José dos Campos, trouxe ao artesanato as bonecas de pano feitas à mão, o trançado de taboa e as delicadas petecas confeccionadas com taboa e penas de galinha d’angola. A vizinha Taubaté também estava presente com as marcantes cores do trabalho dos figureiros da cidade.

O arranchamento tropeiro abrigou equinos, muares, bovinos e bubalinos e as crianças puderam passear de charrete e de cavalo.

A cavalhada de São Pedro de Catuçaba, de São Luis do Paraitinga, apresentou-se duas vezes no evento mantendo a tradição deste grupo de mais de 150 anos sobre a reencenação da guerra entre cristãos e mouros.

O Revelando São Paulo foi promovido de 9 a 13 de julho pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e a Abaçaí Cultura e Arte.