Fundação Cultural Cassiano Ricardo

reFim de semana com muita animação e cultura popular no Revelando São Paulo, que está sendo realizado até domingo (13) no Parque da Cidade (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana), das 9h às 21h.

Neste sábado (12), às 13h, será realizado o XI Festival de Bonecos de Rua do Vale, que tem como principal referência o grupo “Pereirões”, de São José dos Campos, e também bonecos com figuras tradicionais como o Zé Pereira, Maria Rapadura e bonecos novos, como o jogador Neymar e a personagem Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Também participam desse desfile os municípios de Caçapava, Monteiro Lobato e Caraguatatuba, arrastando o público em um animado cortejo.

Já no domingo (13) é a vez do XIII Congado do Vale do Paraíba, com o cortejo de congos e congadas e grupos de Moçambique. Com participantes de todas as idades, as congadas e Moçambiques, que vão colorir as ruas do Parque da Cidade.

A congada é o primeiro bem reconhecido como patrimônio imaterial pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (CONDEPHAAT).

Titulação - Nesta sexta-feira (11) , às 18h,  haverá a distribuição do título de patrimônio cultural imaterial do estado de São Paulo.

 

Para registrar – e celebrar – o patrimônio imaterial do Vale do Paraíba, os grupos – de Moçambique – “Esperança de Monteiro Lobato”, e de bonecões “Pereirões”, a “Sacizada” e algumas pessoas importantes para a memória da região receberão este título com intuito de que sua importância cultural seja salvaguardada e reconhecida.

Os modos de fazer e as tradições são preservados e reconhecidos com este novo conceito de patrimônio. Para além da preservação que é palpável, de monumentos históricos, é necessário também que a tradição cultural seja salvaguardada publicamente. O título de patrimônio cultural imaterial cumpre este papel.

Atrações –  Desde 9 de julho, durante cinco dias, São José dos Campos está  recebendo artesãos, culinaristas e grupos de manifestações culturais tradicionais de 113 municípios do Estado de São Paulo.

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e a Abaçaí Cultura e Arte, o evento conta com espaços de culinária, artesanato, Rancho Tropeiro, além de muitas brincadeiras e a Cavalhada de Catuçaba (distrito de São Luiz do Paraitinga).

A diversidade gastronômica também encantará o público com delícias da culinária caipira, piraquara, caiçara e tropeira. Haverá 80 espaços dedicados à alimentação, possibilitando a degustação da galinhada de São Longuinho, bolinhos caipiras, comida tradicional tropeira e a gastronomia vinda do litoral norte de São Paulo.

Também foram montados mais de 100 estandes com artesanatos de diversas cidades do estado de São Paulo.

Toda programação será transmitida ao vivo pela internet através da TV Revelando. Outras informações podem ser encontradas no site www.revelandosaopaulo.org.br.

 

 

Programação



 

Links