Fundação Cultural Cassiano Ricardo

planoRepresentantes da sociedade civil e classe artística opinaram e participaram nesta quinta-feira (10) da primeira reunião para elaboração do Plano Estadual de Cultura em São José dos Campos. Durante o encontro, no Auditório Elmano Veloso, foram eleitos representantes da região para compor a Comissão do Plano.

Esta reunião foi organizada conjuntamente pela Secretaria da Cultura do Estado e Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). O encontro faz parte do processo de elaboração do Plano Estadual de Cultura – importante documento para o planejamento da política cultural de São Paulo nos próximos dez anos.

Nesta reunião, foram discutidas as bases para a criação do sistema, contando com a participação de representantes de 12 municípios do estado de São Paulo.
Representantes da Secretaria de Estado da Cultura e da FCCR apresentaram um histórico sobre o Sistema Nacional de Cultura, falaram sobre a adesão do Governo do Estado e ainda sobre a implantação do Plano.

“Além de ajudar a redigir a proposta, a comissão tem a liberdade de dar sugestões para que seja feito um diagnóstico da cultura nos municípios do Estado”, comentou Lauro D’ávila, representante da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A partir disso, a reunião seguiu com diversas propostas do público presente.

Dois participantes foram escolhidos para compor a comissão: André Ravasco, do Teatro da Rua Eliza, de São José dos Campos e Mário Jefferson Leite Mello, da TV Comunitária de Taubaté, como suplente.

Em sua totalidade, a Comissão será constituída por 42 membros – sendo 20 deles escolhidos diretamente nestes encontros regionais. Outros nove serão indicados por organizações ligadas às comunidades LGBT, negra, indígena, das pessoas com deficiência, entre outros; mais 10 representantes de linguagens e segmentos culturais diversos; e outros três membros que serão escolhidos a critério do Secretário de Estado da Cultura.

Programação

Links