Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Celebrando o tema “Continuidade e Permanência”, o Revelando São Paulo segue até domingo (13), das 9h às 21h, no Parque da Cidade (Av. Olivo Gomes, 100 – Pq. da Cidade). Nesta quinta (10), o evento dá continuidade ao Encontro de Orquestras de Violas da região. A entrada é franca.

Às 17h, será realizado o XVIII Encontro de São Gonçalo, que reunirá grupos para homenagear o santo português. A dança folclórica tem como objetivo pagar as promessas concedidas por São Gonçalo. Vão participarão da festa os grupos Cajamar, Grupo de Reza de São Gonçalo de Jarinu e o São Gonçalo de Piracaia. O grupo Cruzeiro em Serenata vai apresentar suas trovas às 16h30.

O Grupo União Lobatense vai mostrar sua catira a partir das 19h. A dança tem origem tropeira e é acompanhada por violas, palmas e sapateado. Para encerrar o dia, o Grupo de Violas Cordas da Mantiqueira, que existe desde 2009 e é regido por Oliveira Neto, violeiro com mais de 20 anos de experiência.

O Revelando São Paulo começou nesta quarta-feira (09), trazendo diversos elementos da cultura paulista. Congadas, carros de bois, Folias de Reis, tropeiros e outras atrações vão animar os cinco dias de festa.

A chegada da Nossa Senhora Aparecida marcou o final da peregrinação que atravessou 11 cidades. A presença da santa reuniu diversas religiões, as de origens africanas, Hare Krishna e grupos ciganos. O palco principal recebeu o IV Encontro de Bandas e Fanfarras e o VII Encontro de Violas Caipiras. O evento conta com barracas de artesanato e culinária de mais de 110 municípios do estado.

O evento segue até domingo com diversas atrações, como o XIII Encontro de Violeiros e a XIII Noite de São João, que será realizado nesta sexta-feira (11). Os tropeiros que percorreram as cidades do Vale desde Piquete também chegarão a São José dos Campos para integrar a festa.

Programação



 

Links