Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Estão abertas as inscrições para o Seminário “Diálogos Contemporâneos – A Dança em Cena”, que será realizado nesta sexta-feira (20), das 11h às 20h, no Auditório Elmano Ferreira Veloso (Av. Olivo Gomes nº 100 - Santana). A atração integra a programação do Festidança. A participação é gratuita, mas é necessário realizar inscrição com antecedência. Estão sendo disponibilizadas 100 vagas.

Clique aqui para se inscrever.

O Seminário terá a participação de Jussara Muller, que vai realizar uma palestra sobre dança contemporânea; Mariana Muniz falará sobre danças nos espaços informais/vivências compartilhadas; Carolina Natal desenvolve o tema “Espaço, imagem, espectador: relações que reinventam a dança”; entre outras participações. Também está programada mesa de debates com Marcela Benvegnu (confira abaixo a programação completa).

Haverá também um momento de homenagens, através do projeto “Memórias da Dança”, que destaca personagens importantes na história da dança em São José dos Campos. A homenageada deste ano será Damares Antelmo.

A Cia. Jovem de Dança também vai fazer parte do Seminário, com a apresentação da coreografia “Mobile”, de Carolina Natal e interpretação do bailarino Luan Fonseca.

Na abertura e no encerramento do Seminário, o Coletivo Amarelo Croata realiza a intervenção “Minueto de Spray Para Baixo”, uma mistura de dança, teatro, música e grafite.

Dois bailarinos-performers, um ator-baixista e um grafiteiro utilizam a improvisação para interferir esteticamente na vida pública, fazendo um delicado recorte poético no cotidiano, buscando se adaptar ao espaço e gerar estímulos para pequenas histórias de vidas, encontros e relações.

Este é o primeiro seminário realizado no festival, que já conta com 25 anos de existência. “O seminário, como a palavra já diz, significa semear ideias. Então é importante para discutir os caminhos da dança contemporânea. Existe um envolvimento relacionado à absorção de conhecimento”, comenta a organizadora do festival, Bete Sanches.

O Festidança segue até domingo (22), com a participação de 79 grupos de 45 cidades, de cinco estados brasileiros, nas mostras competitiva, infantil e batalha de danças urbanas, resultando em mais de 300 coreografias.

O festival foi criado em 1989, pela FCCR, através da Comissão Municipal de Dança, com o objetivo de valorizar a criação coreográfica e o intercâmbio cultural entre os bailarinos. Hoje, com 25 anos de existência, ele figura entre os melhores festivais de dança do Brasil. Nesses anos já passaram pelo palco do Festidança cerca de 5 mil grupos, mais de 50 mil bailarinos de todo Brasil, com um publico estimado em mais de 300 mil espectadores.


Programação

11h -
Participação especial do espetáculo de intervenção Poético - Urbano “Minueto de Spray Para Baixo “do Coletivo Amarelo Croata

13h - Palestra Com Jussara Muller

14h - Palestra Com Mariana Muniz

15h – Intervalo

15h30 - Palestra com Ana Bottosso

16h30 - Mesa de debates com Marcela Benvegnu

19h - Memorias da Dança homenageando Damares Antelmo
Participação especial: “Requiem 2014” com a bailarina e coreografa Eliete Santos
Apresentação da Cia. Jovem de Dança
Palestra com Carolina Natal

20h - Participação especial do espetáculo de intervenção Poético - Urbano “Minueto de Spray Para Baixo” do Coletivo Amarelo Croata.

 

Programação



Links