Fundação Cultural Cassiano Ricardo


O artista plástico joseense José Roberto Moreira e o violeiro e contador de causos Juarez Benicio de Paulo são os entrevistados de junho / Foto: Ilustração

 

O sertanejo raiz e as artes visuais são os destaques do projeto Palco das Artes de junho. Neste mês, o projeto traz duas entrevistas virtuais com artistas. Elas serão realizadas nos dias 11 e 25, às 15h, no canal do YouTube da fundação (youtube.com/fccrsjc).

No programa da sexta-feira, dia 11, o entrevistado será o artista plástico joseense José Roberto Moreira, que se dedica exclusivamente à sua arte desde 2014. Ele já expôs suas telas em diversos lugares, como Associação Nacional de Artes e Cultura (Praça Roosevelt), Casa de Cultura Eugênia da Silva e Centro Cultural do Jabaquara. Seu estilo incorpora o realismo e o impressionismo.

Desde 2008, Moreira participa das feiras de artesanato da Praça Afonso Pena e da Praça Ulisses Guimarães, em São José dos Campos, expondo e comercializando suas obras. O artista atuou como orientador artísticos de pintura na Casa de Cultura Eugênia da Silva, em 2019.

Na sexta, dia 25, o convidado é o violeiro e contador de causos Juarez Benicio de Paulo. Natural do sertão de Minas Gerais, ele trabalhou por anos na roça, acumulando vivências típicas que hoje se transformam em “causos”.

Ele também é intérprete de música caipira e apresenta-se em diversos espaços, como casas de cultura e na Festa do Mineiro. Juarez participa ativamente do Grupo de Violeiros da Casa de Cultura Eugênia da Silva, incentivando seus colegas violeiros e enriquecendo as apresentações com seus “causos” e histórias.

 

Sobre o projeto

O projeto Palco das Artes é realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, mensalmente, na Casa de Cultura Eugênia da Silva, no bairro Novo Horizonte. Ele tem o objetivo de ser um espaço alternativo para os artistas mostrarem sua arte. Devido à pandemia da covid-19, o projeto foi adaptado para o formato virtual.

 

Publicado em: 31/05/2021

Programação

Redes Sociais

Links