Até o século 19, o Fórum e a Cadeia eram responsabilidades da Câmara local e funcionavam no mesmo prédio que a sediava. No início do século 20, passou a haver uma separação dessas funções. Como consequência, na década de 1920 o governo municipal propôs a construção, na Praça Afonso Pena, de um novo prédio para o Forum, independente da Câmara – a Cadeia já estava em outro local. Outro motivo para a mudança teria sido a condenação do prédio pelo serviço Sanitário por ser anti-higiênico, numa época em que a tuberculose era epidêmica.

O novo prédio, construído em 1936, abrigou o Fórum por quatro décadas. Quando este, em 1979, foi transferido, instalaram-se ali a Coletoria Estadual e o Posto Fiscal do Estado.

Este edifício mantém suas características originais, de estilo art déco. Nas paredes, tem pinturas decorativas de autoria do artista plástico taubateano Anderson Fabiano.

Está preservado pela Lei Municipal 4633/94, de 26 de outubro de 1994.