O antigo prédio da Câmara Municipal, localizado na Praça Afonso Pena, foi construído com o objetivo de abrigar o Paço Municipal de São José dos Campos.

O projeto, do arquiteto argentino Mauricio Erro, começou a ser executado em 1926 e foi finalizado já no ano seguinte. Contudo, foi cedido pelos vereadores à Escola Normal Livre, de formação de professores, a qual iniciou suas atividades ali em 1930. Mais tarde, essa escola veio a se tornar o Instituto de Educação João Cursino, que oferecia cursos regulares à população.

Em 1967, com a mudança do Instituto para a Av. Francisco José Longo (onde hoje ainda existe, com o nome de Escola Estadual de Ensino Médio Prof. João Cursino), a Câmara Municipal veio a ocupar o prédio. Nessa época, além das atividades legislativas, o local era usado para manifestações artísticas e culturais e reuniões diversas de grupos representativos da sociedade.

No ano de 2002, a Câmara se transferiu para sua nova sede, erguida próximo ao Paço Municipal. O prédio antigo da Câmara passou então a ser utilizado simultaneamente por diversos órgãos, como o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), o Centro de Cultura Ambiental (CCA) e o Museu dos Esportes. O Departamento de Patrimônio Histórico faz ali suas “exposições patrimoniais”, e o auditório é usado para apresentações musicais e outros tipos de eventos. No anexo do prédio da antiga Câmara funciona o Centro de Operações Integradas (COI), que faz o monitoramento de câmeras de segurança e a integração de serviços de emergência.

Após a transferência da Câmara para a nova sede, o prédio recebeu o nome de Espaço Mário Covas.