Foi construída pela Empresa de Força e Luz, cujo acionista majoritário era o Sr. Alberto de Rodrigues Alves. Sabemos, através de documentos, que sua data de fundação se deu entre 1923 e 1928.

Pouco tempo exerceu esta primeira função.

Já em 08/08/1932, foi firmado um contrato de arrendamento entre a antiga “The São Paulo Tramway, Light and Power” e a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, com validade de dois anos, perdurando até os dias de hoje.

Foi utilizada como escola de 1ª a 4ª séries até 1952, tornando-se após posto médico e sede do Eugênio de Melo Esporte Clube.

Em 1994, através de pedido da comunidade, encaminhado ao secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente e presidente do COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico), este prédio foi declarado um Bem de preservação (Lei n.º 4593/94).